Num mundo onde a eficiência e a produtividade são muitas vezes vistas como os únicos critérios de sucesso, é fácil esquecer o impacto significativo que o "propósito" pode ter em nossas vidas profissionais. Estamos cada vez menos dispostos a apenas repetir tarefas mecânicas e monótonas — isso as máquinas fazem.
E a chave para entender essa mudança reside em um lugar fascinante: nosso cérebro.
Quando o propósito é sincronizado com o funcionamento do nosso cérebro, as possibilidades de crescimento, engajamento e produtividade se tornam quase infinitas. Mas como podemos alcançar essa sincronização? Como líderes, gestores ou simplesmente colaboradores engajados, como podemos despertar o melhor em nós mesmos e nos outros?
A resposta está na intersecção entre neurociência e propósito.
Esse tema é uma jornada apaixonante pelo intrincado mundo do cérebro humano e deixará claro como a ciência da mente pode nos ajudar a descobrir e alinhar nosso propósito profissional, assim como fez nos profissionais mais admirados.
Além de resultados claros, existem inúmeros outros efeitos profundos que um senso de significado pode ter, como na redução do estresse e na promoção do bem-estar geral. Expandir a mente e desejo de inovar, criar e fazer, depende de ter um propósito reenergizado.
O futuro do trabalho não está apenas em ser mais eficiente, mas em ser mais humano. E a neurociência tem muito a nos ensinar sobre como fazer exatamente isso.
Em um mundo corporativo em constante transformação, com avanços tecnológicos acelerados e a demanda por adaptação rápida, as empresas enfrentam desafios significativos. A necessidade de melhorar as vendas e o atendimento ao cliente tem levado à busca por estratégias eficazes baseadas na neurociência, como a neuro persuasão, e na gestão emocional, campos em que André é especialista.
Dentre os principais desafios enfrentados pelas empresas está o alinhamento efetivo dos colaboradores aos objetivos, metas e valores organizacionais. A necessidade de impulsionar o engajamento, aumentar a retenção de talentos e estimular a inteligência emocional é constante.
Além disso, as vendas comprometidas, uma liderança desafiada e relações interpessoais tensas entre colaboradores, aliadas a metas de crescimento ambiciosas, podem gerar um ambiente de estresse e sobrecarga de trabalho. Esses fatores podem minar o ambiente colaborativo e afetar negativamente o desempenho da empresa.
Nesse cenário complexo, a carreira dos colaboradores pode ser afetada, demandando estratégias efetivas para desenvolvimento profissional. A ideia é ajudá-los a encontrar propósito em suas carreiras, despertando seu potencial inovador e criativo.
Em contextos assim, uma palestra assertiva e direcionada pode ser determinante para gerar um ponto de inflexão importante e evitar ser engolido por um contexto complexo.
Este é o valor de uma voz externa e neutra, que pode transformar o pensamento e o comportamento dos colaboradores de maneira rápida e sem vieses. Se esse evento for conduzido por alguém que já passou pelos mais diversos cenários desafiadores, como head de marketing, trade e novos negócios, há uma certeza de muito mais assertividade e resultados intensos.
Esperamos poder ajudar. O André contribuirá com seu profundo conhecimento do comportamento humano, de comunicação e de negócios tradicionais e comunicação digital, permitirá não somente que ele faça a palestra, mas também te proponha caminhos e soluções inovadoras, ancoradas na neurociência e na experiência prática. André entende profundamente a dinâmica complexa das organizações por ter tramitado por todos os níveis corporativos e, por meio de suas palestras, consegue transmitir clareza e direção aos colaboradores, permitindo resultados mais intensos, velozes e duradouros.
Em um ambiente de trabalho que prioriza apenas métricas quantitativas — como vendas, prazos e rendimentos —, é fácil para os colaboradores sentirem-se como meras engrenagens em uma máquina complexa. A ênfase em KPIs e resultados de curto prazo frequentemente eclipsa qualquer discussão mais profunda sobre o "porquê" do que estamos fazendo. E isso pode ser devastador para o engajamento e a moral dos funcionários.
Sem um propósito claramente definido, os colaboradores podem experimentar sintomas que vão desde o desânimo até o esgotamento profissional. Isso não é apenas alarmante para o bem-estar individual, mas também pode corroer a cultura da empresa e sua eficiência coletiva. E, como se não bastasse, esse vácuo de significado tem consequências tangíveis: altas taxas de rotatividade, baixa satisfação do cliente e até mesmo diminuição dos lucros.
Este cenário é exacerbado em um mundo cada vez mais digital e remoto, onde a distância física pode muitas vezes se traduzir em distância emocional. Não nos enganemos: a tecnologia pode automatizar tarefas, mas não pode replicar o sentido de propósito que só o engajamento humano pode trazer.
Portanto, é mais crucial do que nunca reconhecer e abordar essa carência de propósito no ambiente de trabalho. E é aqui que a neurociência entra como uma luz no fim do túnel, fornecendo-nos ferramentas para entender e ativar o engajamento humano em um nível profundamente biológico.
Não há nada pior que trabalhar sem significado, e rodeado por pessoas igualmente sem propósito.
Vivemos em uma era de disrupção constante, onde a inovação tecnológica, as demandas do mercado e os modelos de negócios em constante evolução tornam cada vez mais difícil para as empresas e indivíduos manterem-se engajados e focados. Neste cenário volátil, entender o "Poder do Propósito" torna-se mais do que uma necessidade; é um imperativo estratégico.
Assistir a uma palestra sobre este tema pode ser um divisor de águas tanto para os líderes quanto para as equipes. O conhecimento extraído da neurociência ajuda a iluminar os mecanismos internos do cérebro que acionam a motivação, a resiliência e, finalmente, a satisfação profissional. Ao entender esses mecanismos, somos mais capazes de alinhar nossa visão, missão e tarefas diárias de uma forma que não apenas faça sentido lógico, mas que também ressoe em um nível emocional e neurobiológico.
Na hora que a pessoa decifrar como seu cérebro interpreta e busca "significado", ela muda.
Quando encontramos um sentido ou propósito em nossas ações, áreas do cérebro relacionadas à motivação e à recompensa são ativadas. Isso, por sua vez, tem um efeito cascata em nossa habilidade de focar, resolver problemas e colaborar com os outros. As coisas se tornam apaixonantes por escolha própria.
Quando se entende como alinhar seu propósito individual ao da organização, a transformação chega a ser impressionante. Funcionários que veem um "significado" em seu trabalho são mais propensos a serem produtivos, a permanecerem na empresa por mais tempo e até a se recuperarem mais rapidamente de episódios de estresse ou desafios profissionais.
Se a sua empresa está buscando melhorar a cultura organizacional, promover o engajamento dos funcionários ou simplesmente explorar novas formas de impulsão da produtividade, agora é o momento ideal para considerar uma palestra focada em neurociência e propósito.
Embora a palestra seja projetada para beneficiar colaboradores em todos os níveis hierárquicos, ela é particularmente relevante para aqueles que estão atualmente enfrentando desafios de motivação e engajamento em suas respectivas funções.
Por tratar-se de um tema que pode gerar uma ressonância universal e servir como um catalisador para transformações pessoais e profissionais significativas, esta palestra é uma excelente escolha para abrir eventos corporativos. O poder do propósito alinhado à neurociência tem o potencial não apenas de definir o tom certo para o evento, mas também de agregar um valor imensurável ao mesmo, ao proporcionar aos participantes as ferramentas e os conhecimentos necessários para alinhar seus propósitos individuais ao sucesso coletivo.
Ao ajudar a clarificar o propósito do evento em si, a palestra torna cada sessão subsequente mais impactante e significativa, criando um ambiente de aprendizado e crescimento verdadeiramente transformador.
”The program provided me a great platform to enhance my skills and become a more efficient leader. The peer group is just A-class and it was one of the best years I have had.”
Ajudar neste contexto atual é exatamente o grande diferencial do André, não somente por ter vivenciado esse contexto pessoalmente, mas por ter profundo conhecimento do comportamento humano, de comunicação, de negócios tradicionais, digitais, e em suas palestras ele aborda esses desafios propondo soluções inovadoras, ancoradas na neurociência e na experiência prática.
Com uma vivência única no ambiente corporativo, tendo atuado em posições de liderança como head de marketing, trade marketing, novos negócios em multinacionais e empresas nacionais, André é capaz de realizar eventos e passar conhecimento de forma a gerar resultados práticos e transformacionais, com um enfoque cirúrgico e impactante.
Diferente das palestras convencionais em que o foco é apenas em um bom período durante a palestra, o benefício de nossa abordagem é muito maior do que somente no momento da palestra em si, mas reverbera no curto, médio e longo prazo, tanto no nível do profissional que participar da palestra, do clima empresarial, e dos resultados da empresa.
Alinhado aos objetivos da empresa, ele personaliza os conteúdos das palestras conforme as necessidades do contratante. Sua experiência única no ambiente corporativo e em posições de liderança, permite a criação de experiências transformadoras com enfoque prático e impactante, refletindo positivamente no desenvolvimento do profissional, no clima empresarial e nos resultados da empresa.
Criador de métodos proprietários de transformação e alto impacto, o André Buric é não somente reconhecido pelos próprios alunos do Brainpower, a academia cerebral, mas também reconhecido pela mídia nacional e internacional. André é apaixonado por fazer as pessoas reassumirem o controle de seus cérebros, consequentemente reassumir o controle delas mesmas e de suas vidas, destravando seus reais potenciais pessoais e profissionais, que cada um possui.